Seguidores

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Três anos de Ateliê


      
         Há três anos atrás, no mês de outubro, resolvi fazer um presente para dar a uma senhora, amiga da família de longa data. Como era uma data importante e minha grana estava curta, achei que algo feito por mim teria sentido especial e eu não gastaria muito. Pensei que algo “simples”, um jogo americano, afinal, um retângulo para uma arquiteta, qual seria a dificuldade, costurar? Bom, eu nunca tinha costurado nada antes, mas confesso que sempre me chamou a atenção. Então, recorri a internet e comprei uma máquina de costura portátil, de plástico, do tamanho de uma caneca. Comprei tecido e fui fazer o tal jogo americano. A máquina de costura parecia um brinquedo, com uma mão eu segurava o botão que a mantinha costurando e com a outra segurava o tecido para seguir reto. O que obviamente não acontecia. Nesse meio tempo, já não bastasse o desafio de costurar, resolvi por viés para dar acabamento. Olhei aquela fita, olhei um jogo americano que eu tinha e definitivamente não consegui estabelecer uma conexão. 
O tempo passou, dei o presente para minha amiga, que ficou orgulhosa do que eu tinha feito, mesmo sem o viés, torto e em número ímpar (só consegui fazer 3 peças, não deu tempo de terminar). Fiquei tão empolgada de ter feito o jogo americano, que meu marido resolveu me presentear com uma máquina de costura de verdade. Ela era linda, com vários pontos e recursos, cortava e colocava agulha sozinha, um escândalo perto daquela primeira. 
Com minha máquina nova, me encorajei a ir a uma loja de patch. Eu olhava os tecidos e pensava: não é para mim, nem sei costurar. Mas babava em cada estampa, em cada cantinho daquele mundo novo para mim.Vi peças muito bonitas e me encantei com os jogos americanos em formato de maçã. Resolvi participar de uma oficina, minha primeira aula de patchwork. Foi um sonho, os aprendizados, os tecidos e a peça que consegui fazer e que ainda tenho com muito orgulho, uma lixeirinha de carro. A partir desse dia uma nova paixão aconteceu na minha vida. Passei a comprar muitos tecidos, quase um vício. Descobri o que era plumante acrílico, que a manta acrílica tinha cola de um dos lados, que tecido bom para patchwork se chamava tricoline e meu escritório de arquitetura cada vez perdia mais espaço nas prateleiras para meus tecidos, fitas e botões.
        Passei a ler  blogs sobre o assunto, visitar feiras em busca de novidades e fazer mais aulas, o que me fazia querer evoluir cada vez mais no artesanato. Desde então, comecei a receber encomendas das minhas amigas e vender minhas peças. 
Meu conceito de trabalho e diversão passou a ser muito próximo. Aprendi muito mais que patchwork, aprendi como detalhes fazem diferença em um negócio, ajudam na organização e na administração de recursos. Aprendi como é bom receber um pedido na loja virtual, torcer para ele chegar e rezar para receber uma avaliação positiva. Por sorte sempre foi assim, é um orgulho.
Nesses três anos de Ateliê, descobri um hobby que mudou minha rotina, fiz um blog, criei uma loja virtual, participei de alguns bazares caseiros e ganhei a confiança de clientes que sempre me prestigiam. Tenho ainda muito a aprender, sempre haverá. Mas meu objetivo é apenas fazer o que gosto sem maiores pretensões. 
A arquitetura segue, afinal, o primeiro amor é eterno e ajuda a pagar as contas...rsrs...diria ainda, que o ponto alto dos meus produtos, sempre citados em avaliações, é o acabamento e isso certamente vem da arquitetura. Mesmo em curvas e assimetrias é necessário precisão.   
Essa é a história do Ateliê, um mimo de trabalho, que a cada ano se renova e me enche de satisfação.



Imagem: http://patchworkagulhaselinhas.blogspot.com.br/2010/05/huuum-delicias-em-patchwork.html

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Almofada coruja - porta controle remoto

     Essa semana encarei o desafio de fazer uma almofada porta controle remoto, usando o pap que indiquei na página "faça você mesma" aqui do blog. Sempre me pediam essa peça, mas nunca me interessei em fazer, até agora. Bom, eu gosto muito de tutoriais em vídeo, porque fotos podem não mostrar alguns pontos de dúvida que temos, pois o olho de quem está acostumado a fazer não é o mesmo de quem está aprendendo, minha opinião.
Então, usei o vídeo e está aqui o resultado!!




     Ela tem zíper na parte de trás, para poder remover o "recheio" e lavar a parte externa. A parte interna também é feita com tecido 100% algodão, não uso tnt em nada, só tecido. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...